quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness) - 2008

20/09/2008 - 68
Nota: 8.0
Formato: Cinema

Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar
Elenco: Danny Glover, Mark Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal, Alice Braga, Sandra Oh, Yusuke Iseya (Primeiro Homem Cego), Yoshino Kimura (Mulher do Primeiro Homem Cego)

Crítica:
Exelente filme. Te deixa ligado e atento o tempo inteiro, não por suspense ou terror, e sim pelo drama dos personagens, a cada momento surgem pequenos problema, e todos eles estão no “ser humano”, que é podre. O filme demonstra o tanto que somos podres, e não temos inteligência para lidar com problemas generalizados como uma epidemia de cegueira.
Pelo lado ciêntífico: realmente, dependendo da epidemia, nós não temos estrutura para sobreviver, será um caos, não temos preparo tecnológico e nem pscicológico. Pelo lado humano: nós sempre tentamos tirar proveito de qualquer situação sem pensar e sem usar o que temos de diferente, a inteligência. Viramos bichos facilmente, o que passa a valer é o instinto, comer, sobreviver, território, fêmeas, somos animais.
Atuações exelente de praticamente todos os atores, não sei como fizeram, mas estão todos realmente cegos. As cameras e a fotografia do filme faz com que fiquemos cegos também, ficou muito bacana. Várias cenas ficam em branco, fazendo ficarmos cegos também. Outras boas cenas: a do sexo, a do Stevie Wonder, a mulher saindo com as sacolas do supermercado. Acho até que valeria a pena ver o filme de novo só para prestar mais atenção no que cada cena pode passar pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário