sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - 2013


21/04/2014
Nota: 8.0 / 8.0 (IMDB)
Formato: HD

Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borten, Melisa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey (Ron Woodroof), Jared Leto (Rayon), Jennifer Garner (Dr. Eve Saks), Dallar Roberts (David Wayne), Lawrence Turner (Larry), Joji Yoshida (Dr. Hiroshi), Jane McNeill (Francine Suskind)

Crítica:
Clube de Compras Dallas conta a história verídica de Ron Woodroof, interpretado por Matthew McConaughey  um eletricista de sociedade tradicional no Texas, que descobre estar com AIDS. Tudo acontece no ano de 1986, quando o HIV ainda era um doença nova e desconhecida. Quando diagnosticado, Ron tenta tratamento em sua cidade, mas não consegue, assim ele começa a pesquisar meios alternativos para combater a doença, o que o leva ao Dr. Vass, um médico americano que, depois de perder sua licença, vai para o norte do México atuar clandestinamente. Vass desenvolve um coquetel que atua no organismo doente melhor que o AZT, pois os efeitos colaterais são mínimos. Assim Ron resolve juntar o útil ao agradável, montar uma mercado clandestino do coquetel, fornecendo aos aidéticos os medicamentos mediante uma fidelização.  Com a ajuda do transexual Rayon, que ficou amigo durante suas internações, eles criam o Clube de Compras Dallas, em que os associados pagam uma taxa de US$ 400 mensais para se tratarem por conta própria.


O filme  também nos apresenta o funcionamento da rede farmacêutica e laboratorial dos EUA, pois na prática o coquetel é comprovadamente mais eficaz que o AZT, mas com não é liberado pelo "Ministério da Saúde" não pode ser comercializado, e os doentes continuam morrendo. Por isso, Ron passa a ser perseguido por agentes federais e conta com a ajuda limitada de uma médica, que realizou seu tratamento no início da sua doença.


Nesse contexto o filme conta a história particular de  Ron Woodroof com todo o pano de fundo do início da descoberta da AIDS.

O valor histórico do filme faz com que alcance um patamar acima de outras produções, pois nem todos sabemos os detalhes dessa época. Os preconceitos eram exagerados, até mesmo Ron, como é mostrado, era homofóbico.


Além do valor histórico, o filme é muito valorizado pela atuação dos atores, Matthew McConaughey e Jared Leto estão muito bem. McConaughey  está tão magro que é difícil reconhecê-lo. Sua atuação nos permite ter a noção do quanto Ron foi determinado sobreviver e usou tudo ao seu alcance para isso, legal ou ilegalmente, moral ou imoral. Leto que faz o tranxessual, tem atuação perfeita, a retratação do seu sofrimento  é muito natural.

Acredito que pela história e pelas atuações vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário